Topografia
O levantamento topográfico é o ato de localizar e mapear todas as características da superfície de um terreno. Especificamente, o levantamento mede e mostra a forma, configuração, alívio e outras características tridimensaionais aplicáveis do solo para criar contornos.
Os levantamentos topográficos também podem incluir objetos naturais, como árvores, grandes rochas, bem como características artificiais, como edifícios, muros de contenção, ruas, calçadas, paisagismo e polos de serviço.
O mapa gerado pelo levantamento ainda pode incluir informações corretas de linha de limite que muitas vezes são necessárias para contratempos.
Uma vez que os levantamentos topográficos são úteis em muitos campos, eles servem para diversos propósitos, e seus benefícios variam dependendo do tipo de projeto. Em geral, um exemplo de dos campos que pode ser utilizado:
- Levantamento Planialtimétrico Cadastral – Utilizado para cadastro de divisas, elementos encontrados em campo, e também gerando as curvas de nível do imóvel, podendo ser utilizado para diversos projetos específicos de engenharia.
- Fornecer aos engenheiros e arquitetos as informações necessárias para criar projetos corretos e adequados para os recursos únicos da propriedade;
- Conferência de divisas de imóveis e implantação das divisas do imóvel;
- Implantação de obras.
